O iOS 14.5 beta da Apple foi lançado recentemente e, embora traga algumas melhorias incrementais para o software iOS que saiu da caixa na série iPhone 12, o pessoal da XDA sente que o iOS ainda tem alguns caminhos a percorrer antes de igualar o Android em usabilidade.
Com a próxima nova versão do iOS (15) provavelmente sendo revelada em junho e lançada com a série iPhone 13 (ou o que quer que a Apple acabe chamando) em setembro ou outubro, os engenheiros de software da Apple têm alguns meses para melhorar ainda mais o iOS. Muitos de nós usamos regularmente um iPhone e um Android, então aqui estão alguns recursos do Android que esperamos que o iOS 15 ofereça.
Melhor gerenciamento de notificação
Costumo acordar com dezenas de notificações do Gmail, WhatsApp e Telegram. Se meu smarphone for um Android, vejo apenas três cartões de notificação – um para cada aplicativo – porque o Android agrupa todas as notificações de um aplicativo. Posso expandir e visualizar cada mensagem individual se quiser, mas até que eu faça isso, minhas notificações permanecerão bem organizadas.
O software da Apple supostamente agrupa minhas mensagens, mas ainda assim não funciona se as mensagens forem espalhadas por um intervalo de algumas horas. Veja, por exemplo, as capturas de tela abaixo: O Android agrupou todas as minhas mensagens do Telegram em um cartão, enquanto o iPhone me mostrou duas caixas para mensagens do Telegram enviadas com um minuto de intervalo. Além disso, observe os dois cartões para duas notificações do Gmail.Android agrupando minhas mensagens do Telegram em um cartão.iOS mostrando duas caixas de notificação separadas do Telegram para mensagens enviadas com um minuto de diferença.
Qualquer pessoa que receba um monte de notificações ao longo do dia concordaria que o gerenciamento de notificações precisa de algumas correções, e o iOS poderia fazer bem em copiar o Android aqui.
Grade de tela inicial gratuita
O iPhone 12 Pro Max é um telefone pesado para usar com uma mão. Mas embora alguns atribuam isso à natureza de usar um grande telefone, eu discordo. Posso usar um Samsung Galaxy S21 Ultra ou LG Wing com uma mão igualmente grande e não me esforçar muito, porque posso personalizar a tela inicial do Android para se adaptar. Por exemplo, coloco todos os meus aplicativos na parte inferior da tela e uso uma grade com mais pontos horizontais para que possa caber mais do que, digamos, quatro aplicativos em uma linha.
O iOS não me permite fazer isso: a grade da tela inicial do aplicativo é corrigida se estou usando um iPhone 12 Pro Max de 6,7 polegadas ou um iPhone 12 Mini de 5,4 polegadas, e os aplicativos devem começar na parte superior da tela à esquerda direção da ordem certa. Dê uma olhada na foto abaixo e diga qual telefone parece mais fácil de usar com uma mão. Para alcançar o Spotify no iPhone na foto, preciso afrouxar o aperto para poder esticar o polegar.
“Basta usar Acessibilidade ou colocar mais widgets na tela inicial para empurrar os aplicativos mais para baixo na tela”, alguns de vocês podem dizer. Não! Ambos são compromissos. Eu não deveria ter que encontrar soluções alternativas apenas para conseguir acessar meus aplicativos com facilidade.
Alternar sugestões
Tanto o Android quanto o iOS oferecem a capacidade de bloquear a orientação retrato para que os aplicativos não girem automaticamente quando um telefone é inclinado para o lado. Isso é particularmente útil ao usar o telefone enquanto está deitado na cama. No entanto, no iOS, o bloqueio está definido em pedra. Isso significa que se meu bloqueio de orientação de retrato estiver ativado e eu quiser ver um vídeo na orientação de paisagem, devo pular para o centro de controle e desligar a orientação.
O Android, começando com o Pie, ofereceu um recurso inteligente chamado “sugestões de rotação”, que nos permite substituir o bloqueio de orientação de retrato ao reproduzir vídeos widescreen. Isso acontece automaticamente – sempre que reproduzo um vídeo ou inclino meu telefone para o lado enquanto uso um aplicativo compatível com o modo paisagem, um pequeno ícone aparece no canto perguntando se eu quero girar para a orientação paisagem. Uma torneira fará isso; ou posso ignorá-lo e a sugestão ficará fora do caminho. Essa IU sensível ao contexto faz com que o telefone pareça “mais inteligente”, sem mencionar que é realmente útil para usar um smartphone na cama.
iOS não oferece nada desse tipo. Embora sim, este não é um recurso cuja ausência arruinará sua experiência com o smartphone. Mas eu acredito que este é um recurso que adiciona aquele toque final agradável que se espera ver em um sistema operacional maduro.
Discagem Preditiva
Isso pode me fazer parecer velho, mas ainda faço ligações. No Android, assim que eu começar a digitar um número, o discador começará a vasculhar minha lista de contatos em busca dessa sequência de números, bem como combinações de pesquisa para os nomes na discagem T9. Dessa forma, quando eu inserir apenas o segundo ou terceiro número, o dailer já terá exibido todas as informações de contato da pessoa e, a partir daí, posso apenas tocar no nome para ligar.
iPhones, a partir de agora, ainda não podem fazer isso. Na verdade, o iOS não mostrará o nome do contato até que você insira o número de telefone completo. Mesmo se você estiver com um número de diferença, o iOS não mudará. Veja as capturas de tela abaixo para um exemplo: em um iPhone, ele não mostraria o contato da minha namorada até que eu terminasse de inserir todos os oito dígitos de seu número de telefone; em um Android, o discador já havia identificado seu contato pelo segundo número.
E o iOS nem mesmo procurava por discagem T9. Se você tiver que pesquisar um contato pelo nome, vá para a guia Contatos e use a barra de pesquisa. É realmente inconveniente, especialmente se você está acostumado a discar contatos com tanta facilidade no Android.
Toque duplo para acordar vs Toque único para acordar
Desde que o iPhone X removeu o botão home, a Apple introduziu um recurso de software chamado “Touch to Wake”, que como o nome indica, permite ao usuário ativar a tela tocando na tela. Isso é bom porque tocar em uma tela para despertar o telefone é mais conveniente do que pressionar o botão liga / desliga. Mas o Android tem uma solução ainda superior: toque duas vezes para acordar.
Exigir dois toques consecutivos para ativar uma tela torna mais difícil acionar acidentalmente. Eu ando pela cidade segurando meu telefone na mão com frequência (mesmo quando não o estou usando), e não gosto que a tela do iPhone acenda ocasionalmente quando eu não pretendia porque minha palma tocou na tela. Isso não acontece em meus dispositivos Android.
(Também grite para a LG por apresentar o “toque duplo para acordar” anos antes de Google, Samsung, Oppo e Xiaomi adotá-lo. Outro grito para ROMs personalizados que vêm com esse recurso há anos também. Não conseguimos rastrear quem trouxe o recurso primeiro.)
Melhor sistema de gerenciamento de arquivos
Baixar um arquivo para seu armazenamento local para uso posterior é uma prática comum no espaço de computação, e o Android nos deu essa opção desde o primeiro dia. Os iPhones, no entanto, não tinham nenhum sistema de arquivamento até a introdução do iOS 11 em 2017 e, mesmo agora, o sistema de arquivamento do iOS é relativamente confuso.
Por exemplo, só posso baixar arquivos de um e-mail em um iPhone apenas se ele tiver sido enviado como um anexo autônomo. Se ele foi enviado como parte de um armazenamento em nuvem de terceiros, como o Google Drive, não posso salvar esse arquivo no armazenamento interno do meu iPhone sem algumas soluções alternativas importantes. Em um Android, não importa qual aplicativo ou serviço seja – se for um arquivo, posso baixá-lo e salvá-lo no armazenamento local.iOS, sem opção de download para este PDFAndroid, posso baixar este PDF
Conhecemos a filosofia da Apple aqui, eles restringem os downloads para que as pessoas que não sabem o que estão fazendo não encham seus telefones com lixo (pense em como as pastas de download do computador de nossos pais parecem bagunçadas). Mas para aqueles de nós que sabem o que estamos fazendo, a opção de baixar diretamente é muito mais conveniente. O Android dá aos aplicativos de armazenamento muito poder, e alguns cortes estão acontecendo com o armazenamento com escopo , mas mesmo com essas restrições em vigor, o Android continua sendo o sistema operacional conveniente dos dois.
Fonte: XDA